O que fazer em Florianópolis: 12 passeios imperdíveis em Floripa
718
Florianópolis, Floripa, Desterro ou Ilha da Magia, seja qual o nome você escolher, sua estadia nesse paraíso será especial. E, para te ajudar com o que fazer em Florianópolis selecionei 12 passeios que considero imperdíveis, palavra de quem morou oito anos na ilha e aproveitou muito cada cantinho, cada praia e cada passeio.
Vem comigo que a lista do que fazer está incrível e vai além do óbvio (que também está na lista, porque nenhum obvio de Florianópolis pode ser deixado de lado, acredite)
Passar a tarde na Lagoa da Conceição
Definitivamente um dos lugares mais ecléticos da ilha da magia. A região é cheia de barzinhos, cafeterias, lancherias e lojinhas de marcas mais alternativas.
Aos domingos de tarde, acontece uma feira de artesanato muito legal na Praça Bento Silvério (pracinha da Lagoa) e, se estiver com sorte ainda vai poder prestigiar algum espetáculo teatral ou circense por ali.
Além de toda a parte gastronômica e cultural da região, o local é perfeito para estender uma canga no gramado a beira da lagoa e ficar ali de bobeira, fazer um piquenique ou passear pela avenida das rendeiras.
Tirar uma tarde toda para a Lagoa da Conceição é algo imperdível para se fazer em Florianópolis.
Praticar Stand-up na Lagoa da Conceição
Águas cristalinas, mar calmo, visual incrível e um ar de irreverência, é uma combinação perfeita para você sair da zona de conforto, alugar uma prancha e praticar um pouquinho de stand-up na lagoa, explorando melhor essa região linda.
O Notícias de Santa Catarina listou cinco rotas para a pratica de SUP em Florianópolis e, duas delas é na Lagoa da Conceição.
Para ver a matéria clica aqui.
Ver o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa
Um dos locais mais charmosos de Florianópolis! Casinhas antigas de arquitetura açoriana em ruas estreitas, muitas lojas de arte e um mar calmo repleto de barquinhos de pesca formam o cenário ideal para um dos melhores pôr do sol.
Você ainda pode assistir a esse espetáculo com um drink em uma mesa dos muitos bares e restaurantes na beira do mar, com vista para a barra norte e o continente e, depois do pôr do sol, jantar por ali mesmo.
Visitar o centro histórico
Nem só de praia é feita a Ilha da Magia! O centro de Florianópolis é tão incrível quanto o seu litoral e caminhar pelo centro histórico é também um passeio imperdível.
Pode ir direto para a Praça XV de Novembro, lá você vai ver uma impressionante Figueira centenária no meio da cidade em uma praça super arborizada e cheia de banquinhos.
Não deixe de visitar próximo à Praça: a Catedral Metropolitana, o Palácio Cruz e Souza, a Casa da Alfândega e o Mirante da Ponte Hercílio Luz no Parque da Luz ou Praça Hercílio Luz.
Aos sábados pela manhã acontece nas ruas ao redor da praça uma feira de antiguidades.
Almoçar no Mercado Público ao sábado
Que o centro histórico de Florianópolis é muito lindo não é mais novidade, mas que aos sábados rola um samba no Mercado Público nem todos sabem
Se quiser ter uma experiência mais diferenciada, ao invés do Mercado Público procure o boteco que fica na Travessa Ratcliff, ali você vai encontrar uma feijoada maravilhosa (tem opção vegana se reservado com antecedência) e um ótimo samba na rua (confirme a programação antes).
Praticar Sandboard nas dunas da Joaquina
Dica suspeitíssima porque eu sou provavelmente a maior fã da Praia da Joaquina e, exatamente por isso não poderia deixar fora da lista das onze coisas imperdíveis para fazer em Florianópolis!
As dunas são muito impressionantes, você pode só aproveitar a vista da praia e o ‘quê’ fotogênico do local, pode explorar um pouquinho mais e caminhar pelas dunas, encontrando algumas lagoinhas de água doce (impróprias para banho), ou se aventurar um pouquinho mais e alugar uma prancha para descer as areias.
Recomendo muito! Se estiver com medo você pode descer a partir do meio do banco de areia, mas vai! É muito divertido!
Aproveita e já passa o dia na Praia da Joaquina, água cristalina e infraestrutura impressionante. Se caminhar um pouco além dos restaurantes da entrada principal vai encontrar uma praia mais tranquila, tanto de turistas quanto de ondas.
Fazer a trilha da Praia da Lagoinha do Leste
Com areia branquinha, mar cristalino, totalmente preservada pelo Parque Municipal da Lagoinha do Leste, a Praia da Lagoinha do Leste é uma das praias mais lindas de Florianópolis, tendo inclusive direito ao encontro de lagoa com o mar.
Ali só é possível chegar por trilha, ou seja, fazer a trilha da Lagoinha do Leste é definitivamente um passeio imperdível em Floripa.
Nunca fiz a trilha saindo pelo Pântano do Sul, somente pela Armação e, apesar de ser uma trilha bem longa, eu a consideraria nível médio.
Conhecer a Ilha do Campeche
O Caribe Brasileiro fica em Florianópolis e eu posso provar!
Brincadeiras a parte, a praia da ilha é linda demais, com areia branquinha, mar calmo e azul. Para chegar a Ilha do Campeche você precisa reservar antes, pois o número de pessoas por dia é limitado e costuma encher.
A travessia só pode ser feita com transporte autorizado, saindo da Barra da Lagoa, da Praia do Campeche ou da Praia da Armação.
Conhecer a Ilha do Campeche é realmente imperdível em Florianópolis, não va embora sem fazer esse passeio!
Conhecer a Praia de Moçambique
Uma praia bem menos movimentada, independente da alta temporada, com areia clarinha e muita vegetação – assim é a praia de Moçambique.
Como é uma praia com ondas mais agitadas e largas, é mais frequentada por surfistas, mas mesmo que você não vá dar um mergulho no mar, vale muito conhecer Moçambique, principalmente por ela fazer parte do Parque Florestal do Rio Vermelho.
Aproveite a sua ida e conheça a Trilha Ecológica do IMA, uma trilha guiada para conhecer os animais silvestres resgatados e que não podem voltar a natureza.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 10h às 17h
Conhecer a Lagoa do Peri e fazer uma trilha
A Lagoa do Peri é a maior lagoa de água doce potável da costa catarinense e um lugar perfeito para passar o dia.
Além disso, o local já ganhou por cinco vezes consecutivas o selo Bandeira Azul, uma certificação de infraestrutura, qualidade da água e turismo sustentável.
Recomendo muito que faça uma das trilhas do Parque Municipal da Lagoa do Peri pela manhã. Eu gosto muito da Trilha Caminho da Gurita, é mais longa e passa por riacho e pequenas cachoeiras.
Depois, almoce no local mesmo, no bar/restaurante que tem por ali ou fazendo um piquenique e aproveite a tarde para descansar a beira da lagoa, hora tomando sol, hora dando um mergulho refrescante nas águas limpas do Peri.
Fazer um passeio de escuna por ilhas e fortalezas
A primeira vez que eu fiz esse passeio eu tinha treze anos e até hoje guardo com muito carinho todas as lembranças desse dia, então imagina se não foi bom heim!
Os passeios partem de dois pontos diferentes da Ilha: da praia de Canavieiras ou da Ponte Hercílio Luz, sendo esse segundo mais completo.
Você vai conhecer o Forte de Santa Cruz de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e a Baia dos Golfinhos. É realmente lindo esse passeio!
SALTAR DE PARAPENTE NA PRAIA BRAVA
Além de a Praia Brava em Florianópolis ser uma Praia linda, com o mar geladinho e cristalino, com partes mais isoladas e partes bem badaladas de restaurantes e barzinhos, a Praia Brava é um ponto perfeito para o salto duplo de parapente.
Se você nunca saltou ou se já saltou e quer repetir essa aventura, recomendo muito um salto nessa praia.
O visual é incrível lá de cima!
dica
Se você costuma enjoar em veículo aconselho a tomar um remédio para enjoos antes do salto com tempo suficiente para que ele possa fazer efeito.
Gostaram do post? Se você tiver mais algum dica de lugar ou passeio imperdível para fazer em Florianópolis deixa aqui nos comentários,
Boa Viagem,
Você esta aqui, então que tal planejar sua viagem pelo blog?
Todas as vezes que você faz uma reserva ou adquire algo através dos links afiliados nós ganhamos uma comissão! Quer dizer que vai ser mais caro então? Não, não vai. O valor é o mesmo para você e, ajuda a manter conteúdos para mais e mais pessoas terem viagens incríveis pelo mundo!
Mas, se você esta ganhando como posso confiar nas suas indicações?
O principal motivo da existência do Pés e Patas na Estrada é ajudar você a fazer escolhas assertivas para a viagem do seu sonho! Só faço parceiras com empresas sérias e que eu mesma uso nos meus planejamentos e indico para as pessoas que amo! Caso contrário, esse trabalho não teria propósito para mim! Alô.
Por isso deixo já aqui minha gratidão pelo seu apoio